O Ministério da Educação (MEC) divulgou o primeiro balanço das inscrições realizadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, foram feitas 6.121.363 inscrições até 27 de maio, último dia para se inscrever.
Do total de inscritos, 81,7% estão matriculados em escolas públicas. O aumento, em relação aos inscritos de 2019 é de 11,2%. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, os dados divulgados são indicados pelos próprios participantes na hora da inscrição.
Ebserh convoca 10 profissionais da saúde para atuar no Husm
O balanço também aponta que, em relação ao número total de candidatos, 65% concluíram o Ensino Médio em anos anteriores, 23% devem concluir em 2020 e 12% são treineiros (quem está no primeiro ou no segundo ano do Ensino Médio e faz a prova como preparação).
ENEM DIGITAL
Pela primeira vez, o Enem também será aplicado de forma digital. Inicialmente, foram ofertadas 50 mil vagas para esta modalidade em 2020. Entretanto, o número foi dobrado. A procura pela versão digital superou a estimativa e teve 101.100 pedidos.
Alta do dólar reflete no preço dos itens de alimentação
Pela primeira vez, pessoas com deficiências visuais terão o suporte de um software específico que vai converter o texto da prova em voz. Com esse recurso, pessoas com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular têm mais autonomia porque podem ler a prova na ordem em que desejarem, repetir a leitura quantas vezes considerarem necessário ou retomarem uma questão no ponto em que escolherem.
Como parte das novas medidas apresentadas pelo Inep, candidatas lactantes terão um tempo adicional de 60 minutos se solicitarem atendimento especializado na inscrição, desde que comprovem a necessidade, conforme previsto em edital.
Diante da pandemia do novo coronavírus, as provas do Enem foram adiadas, ainda sem nova data confirmada. A definição ainda passará por consulta aos inscritos, no final de junho deste ano, para que os candidatos escolham o melhor período.
*Com informações da Agência Educa Mais Brasil